Jogos Olímpicos 2016 - Voleibol

Última atualização:

Resumo de como foi o Voleibol nas Olimpiadas do Rio 2016

Com saques, bloqueios e cortadas emocionantes, o voleibol agita as arquibancadas olímpicas desde os Jogos Tóquio 1964. No Rio 2016, o Ginásio do Maracanãzinho recebe os torneios masculino e feminino da modalidade esportiva.

As 12 equipes que conseguiram a classificação para o vôlei masculino foram divididas em dois grupos. Na primeira fase, que começa em 7 de agosto e segue até dia 15, farão cinco partidas. Os quatro primeiros colocados avançam para as quartas de final. A partir daí, há o cruzamento entre os classificados que, em partida única, decidem quem segue na luta por medalhas. A final masculina está agendada para o último dia de disputas,  21 de agosto.

O vôlei feminino também estará representado por 12 países. A fase preliminar tem dois grupos, cada um com seis equipes. Assim, as seleções irão jogar dentro da sua chave, o que totaliza cinco partidas. Ao final, as quatro melhores colocadas de cada grupo avançam para as quartas de final. Logo, terão início os jogos eliminatórios. Quem vencer, prossegue no caminho que leva à medalha dourada. Os perdedores terão de se contentar com a disputa pelas posições inferiores.

As primeiras partidas da fase classificatória entre mulheres estão marcadas para 6 de agosto. Os cruzamentos nas quartas de final serão realizados entre as vencedoras de cada chave e a última colocada da outra. Terão, ainda, o encontro entre segunda e terceira colocadas de cada grupo. A decisão acontece em 20 de agosto, véspera do encerramento dos Jogos Rio 2016.

Torneio de voleibol masculino - seleções

GRUPO A

Brasil, Itália, EUA, Canadá, França, México.

GRUPO B

Polônia, Rússia, Argentina, Irã, Cuba, Egito.

Torneio de voleibol feminino - seleções

GRUPO A

Brasil, Japão, Coreia do Sul, Argentina, Camarões, Rússia

GRUPO B

Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda, Porto Rico

Principais medalhistas

O vôlei passou a ser incluído na programação olímpica nos Jogos de Tóquio, em 1964. Mais, recentemente, teve sua participação expandida com medalhas sendo disputadas também no vôlei de praia. A Rússia tem o maior histórico de conquistas. Incluindo os resultados da União Soviética, ganhou 18 medalhas no masculino e feminino. Entre as mulheres, foram quatro medalhas de ouro: México (1968),  Munique (1972), Moscou (1980) e Seul (1988).

Brasil e Japão dividem o segundo lugar em número de medalhas. Foram nove ao longo da história. As equipes japonesas, no entanto, subiram ao pódio apenas uma vez nas últimas seis edições dos Jogos Olímpicos. Já os atletas brasileiros foram premiados em todas as olimpíadas desde 1992.

A categoria feminina da Seleção Cubana, que teve uma espetacular geração nos anos 90, cujos destaques eram Regla Bell e Miryea Luis, conquistou três títulos olímpicos. Contudo, com a decadência econômica da ilha socialista, os esportes também foram afetados e o vôlei entrou em profunda crise, inclusive com atletas abandonando a nação para disputar ligas em outros países.

Prognósticos masculinos

A força do time nacional aliada ao fator casa torna o Brasil a equipe favorita à conquista do ouro no vôlei masculino. NaBet365 a cotação para o sucesso dos brasileiros é de 2.50, enquanto que a Sportingbet paga 2.35. A Rússia surge na Bet365 com prêmio de 6.50, atrás de França (4.50) e Itália (5.50). Vitória norte-americana rende 7.50 para cada Real arriscado tanto na Bet365 como na Sportingbet. Segunda colocada no ranking da Confederação Mundial de Vôlei, a Polônia tem cotação de 15.00 na Bet365. Qualquer outro palpite, mesmo em seleções tradicionais como a Argentina (71.00) e Canadá (101.00), parece mais um tiro no escuro com possibilidade quase nula de sucesso do que uma aposta consciente.

Prognósticos femininos

O Brasil apresenta uma cotação que pode ser considerada bastante alta dado à consistência demonstrada pelo time. Nate Bet365 e na Sportingbet o tricampeonato significaria multiplicar por 2.50 e 2.35, respectivamente, o valor arriscado.  É o mesmo prêmio oferecido no caso de uma conquista do país no vôlei masculino, apesar de, entre os homens, o número de candidatos reais ao título ser significativamente maior. As norte-americanas apresentam cotação de 3.50 na Bet365 e de 2.95 na Sportingbet no caso de conseguirem levar o ouro para casa. A China, outra candidata real ao título no Rio 2016, conta com prêmio de 4.50 e 5.20, respectivamente, para cada Real investido. Quem busca opções alternativas de palpites de risco, o melhor alvo seria a equipe russa (11.00), Holanda (19.00) ou Sérvia (11.00). As cotações são da Bet365.