A tabela é um dos assuntos mais comentados a respeito da Copa do Mundo 2026. Disputada em novo formato, a competição organizada pela FIFA apresenta mudanças importantes que poderão ser conferidas no sorteio do próximo dia 5 de dezembro.
Dividida entre Estados Unidos, Canadá e México, a Copa do Mundo 2026 será disputada por 48 seleções — algo inédito na história dos mundiais. A presença de mais equipes implica em mudanças.
A principal novidade na tabela Copa do Mundo 2026 é o aumento do total de partidas, que saltou de 64 para 104 jogos disputados. Serão 12 grupos com quatro seleções e uma fase adicional de mata-mata, a 32-avos de final.
Confira a partir de agora uma análise completa sobre o primeiro Mundial da história dividido em três sedes simultâneas e tudo mais que você precisa saber para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026.
Tabela de jogos da Copa do Mundo 2026
Apesar da tabela de jogos ser liberada oficialmente apenas no sorteio de 5 de dezembro, é possível destacar algumas informações interessantes.
Os grupos da primeira fase vão do A ao L, com quatro seleções cada. Os dois melhores avançam ao mata-mata ao lado dos oito terceiros mais bem colocados. O Brasil é um dos cabeças de chave e está no pote número 1 do sorteio.
Mais uma novidade desta Copa do Mundo com formato inédito, a fase 32-avos de final reúne 24 seleções e os oito melhores terceiros colocados. Os vencedores dos 16 jogos asseguram presença nas oitavas de final.
Quando será o sorteio da Copa do Mundo 2026?
O sorteio da Copa do Mundo 2026 acontece na sexta-feira, dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos, a partir das 14h (de Brasília).
As regras do sorteio para a Copa do Mundo são simples: as 48 seleções estão divididas em quatro potes, com o Brasil no pote de número 1, definidos com base no ranking da FIFA.
Veja abaixo uma projeção de momento sobre a divisão dos potes para o sorteio da Copa do Mundo:
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, como países-sede, além de Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Austrália e Áustria.
- Pote 3: Panamá, Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem UEFA 1, Repescagem UEFA 2, Repescagem UEFA 3, Repescagem UEFA 4, Repescagem mundial 1 e Repescagem mundial 2.
Como serão os grupos da Copa do Mundo 2026?
A Copa do Mundo 2026 já conta com 42 seleções classificadas, sendo possível, portanto, traçar um panorama de como será a tabela do Mundial da FIFA antes do sorteio marcado para 5 de dezembro, nos Estados Unidos.
O recorde de 48 seleções será dividido em 12 grupos com quatro países, sendo que os dois melhores colocados avançam ao mata-mata, tal como os oito melhores terceiros lugares.
O continente com mais vagas na Copa do Mundo é a Europa, com 16 postos no total. As Américas do Sul, Norte e Central contam com seis vagas cada, enquanto África possui 9, Ásia 8, Oceania 1, e as outras duas vagas decididas por meio da repescagem.
Importante ressaltar que a Seleção Brasileira, quinto lugar nas Eliminatórias, registrou sua pior campanha classificatória em todos os tempos. Líderes de seus grupos, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Bélgica e Noruega não perderam para ninguém.
Como as principais seleções da América do Sul e Europa se classificaram para a Copa?
Conmebol
- 1º Argentina
- 2º Equador
- 3º Colômbia
- 4º Uruguai
- 5º Brasil
UEFA
- Alemanha (Grupo A);
- Suíça (Grupo B);
- Escócia (Grupo C);
- França (Grupo D);
- Espanha (Grupo E);
- Portugal (Grupo F);
- Holanda (Grupo G);
- Áustria (Grupo H);
- Noruega (Grupo I);
- Bélgica (Grupo J);
- Inglaterra (Grupo K);
- Croácia (Grupo L);
Repescagem da Copa 2026
Momento mais aguardado antes do pontapé inicial a repescagem Copa do Mundo 2026, será dividida em dois potes: a repescagem intercontinental e a repescagem europeia.
A FIFA confirmou as datas da repescagem em sorteio realizado em Zurique, na Suíça. Os jogos estão marcados para serem disputados entre os dias 26 e 31 de março de 2026.
São ao todo quatro partidas, todas confirmadas para o México, nas cidades de Guadalajara e Monterrey.
A repescagem europeia é formada por quatro chaves com duas seleções cada. Das 16 equipes participantes, as oito melhores garantem vaga na Copa do Mundo 2026.
De antemão, pode-se dizer que o confronto mais interessante será Itália x Irlanda do Norte. Ausente das Copas desde 2014 no Brasil, a Azzurra joga seu futuro neste confronto.
Jogos da Repescagem Europeia
Chave A
- Itália x Irlanda do Norte
- País de Gales x Bósnia
Chave B
- Ucrânia x Suécia
- Polônia x Albânia
Chave C
- Turquia x Romênia
- Eslováquia x Kosovo
Chave D
- Dinamarca x Macedônia do Norte
- República Tcheca x Irlanda
Grupo do Brasil na Copa do Mundo 2026
Ainda não se sabe qual será o grupo do Brasil, um dos cabeças de chave desta Copa do Mundo. Em todo o caso, dá para dizer que cada grupo pode ter somente uma seleção de cada confederação, exceto a UEFA.
O continente europeu poderá contar com até duas seleções no mesmo grupo. De acordo com a FIFA, os quatro melhores colocados do ranking ficam em chaves opostas no sorteio.
Calendário Copa do Mundo 2026
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 5 de dezembro esquenta as turbinas para a partida de abertura do Mundial da FIFA marcada para 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca, na Cidade do México.
As datas-base da Copa do Mundo 2026:
- Fase de grupos: entre os dias 11 e 27 de junho;
- Mata-mata: entre 28 de junho e 3 de julho;
- Oitavas de final: de 4 a 7 de julho;
- Quartas de final: entre 9 e 11 de julho;
- Semifinais: 14 e 15 de julho;
- Disputa pelo terceiro lugar: 8 de julho;
- Final da Copa do Mundo: 9 de julho.