Verdade ou mentira? Vaza suposta lista de convocados da seleção brasileira

Dentro Copa do Mundo FIFA, Futebol Por Publicado em Maio 9, 2018

Verdade ou mentira? Vaza suposta lista de convocados da seleção brasileira

Na última terça-feira, 8 de maio, viralizou uma imagem que mostra uma suposta lista de convocados para a Copa do Mundo 2018. A foto foi compartilhada nas redes sociais e aplicativos de mensagens, e rapidamente gerou discussão entre os torcedores brasileiros. Afinal, é alta a expectativa em relação à convocação final, não apenas este ano, mas nas últimas edições do mundial.

O fato é que Tite ainda não definiu a equipe, pelo menos publicamente. Junto com sua comissão técnica, ele deve anunciar os 23 atletas que atuarão na Rússia, em busca do hexacampeonato. A divulgação sairá ainda este mês, no dia 14, segunda-feira, às 14h, na sede da CBF.

lista de convocados 2018 fake

Evidências de que a lista da internet é falsa

Embora a seleção de jogadores que viralizou tenha sim nomes que provavelmente serão convocados por Tite, o documento apresenta erros que fogem do padrão apresentado pela CBF em suas publicações. A imprensa alerta que este é mais um episódio de fake news, ou seja, divulgação em massa de fatos que não são verdadeiros.

De acordo com o UOL, a lista de convocados da seleção traz erros de digitação e informações conflitantes. O time Real Madrid, por exemplo, é digitado como “Real Madri”. O jogador Firmino é citado como atuante no “país Liverpool”.

A CBF geralmente não anuncia a numeração dos atletas logo na convocação. Tal informação é divulgada posteriormente. Outro quesito a ser verificado é que a instituição costuma organizar os selecionados por posição.

O documento oficial é assinado apenas por duas pessoas: o técnico da equipe e o coordenador de seleções, que seriam Tite e Edu Gaspar. Eles possuem assinaturas bem diferentes das que constam na imagem viralizada. Também podemos perceber que o papel não é timbrado.


 
A lista entregue à imprensa traz o nome que os atletas são conhecidos, como Dani Alves, em vez de Daniel Alves da Silva. Ao mesmo tempo, o nome completo dos clubes é um padrão. A imagem das redes sociais traz PSG, em vez de Paris Saint Germain Football Club, por exemplo.

Show Buttons
Hide Buttons